No dia 20 de outubro, a Câmara Municipal de Loures vai assinalar o Dia Nacional das Linhas de Torres, data que pretende homenagear a memória e a resistência do povo português, aliadas à estratégia e engenharia militar, durante a 3.ª Invasão Francesa.

Nesse dia, a partir das 17h30, o Auditório Tomás Noivo, em Bucelas, recebe uma cerimónia comemorativa, com entrega das Distinções Wellington Honour. Segue-se um concerto, pelo Ensemble Vocal Introitus, seguido de um Bucelas de Honra, com degustação de produtos locais, nas Caves Velhas, também em Bucelas.

Para participar, inscreva-se através do endereço de correio eletrónico museu_vinho@cm-loures.pt ou do contacto telefónico 924 487 297.

A escolha do dia 20 de outubro tem um carácter simbólico, por ter sido nesse dia, em 1809, que Lord Wellington redigiu o memorando no qual expôs a sua estratégia de defesa da cidade Lisboa, ordenando a construção das Linhas de Torres Vedras. O Dia Nacional das Linhas será comemorado nos vários municípios que, tal como Loures, integram a Rota Histórica das Linhas de Torres.