São duas as candidaturas a Cidade do Vinho 2024: “Bucelas, Terra do Arinto”, apresentada pela Câmara Municipal de Loures e uma candidatura conjunta apresentada por quatro municípios da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém).

A eleição da Cidade do Vinho 2024 vai acontecer no próximo dia 30 de abril, às 16h30, em Sabrosa, na Assembleia Intermunicipal da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Candidatura “Bucelas, Terra do Arinto”
A candidatura da Câmara Municipal de Loures dá destaque à riqueza de Bucelas e às suas potencialidades enoturísticas. “Região única em Portugal demarcada por vinhos brancos, que conta com mais de 100 anos de história vitivinícola”.

É nesta região que são produzidos “vinhos assentes na singularidade da casta Arinto e do seu terroir”. Uma região que, beneficiando da sua proximidade à capital, “tem para oferecer um roteiro pleno e experiências únicas”, desde a gastronomia, o património secular, o alojamento, valores naturais e rurais, artes e ofícios, etnografia ou o “enoturismo com identidade”.

A candidatura “assenta na vontade de promover este território através do seu vinho e a extraordinária capacidade dos produtores existentes, e ao longo da sua história de produção, transformarem a casta Arinto em diferenciados produtos enológicos, desde vinhos tranquilos e espumantes até colheitas tardias. A arte de cada um permite uma grande diversidade de vinhos, que acompanham qualquer momento do dia ou experiência gastronómica. Pretende-se que 2024 seja um ano de consolidação de uma região produtora de excelentes vinhos brancos, espumantes e colheitas tardias e com uma oferta turística defensora da história, tradição e etnografia das suas gentes”.