Foi apresentado à população, no dia 25 de maio, o estudo prévio da Variante a Bucelas, uma obra que tem como objetivo reduzir o trânsito pesado do centro da vila.

Numa sessão realizada no Auditório Tomás Noivo, em Bucelas, o presidente da Câmara Municipal de Loures mencionou que “é sempre importante ouvir a população”, garantindo que esta obra “tem muitas vantagens” porque o trânsito pesado causa, atualmente, “grandes transtornos” no núcleo urbano de Bucelas.
“Queremos criar outras dinâmicas em Bucelas. Este é apenas um estudo prévio que pode ainda receber contributos. Não é um projeto de execução”, explicou Ricardo Leão.
O autarca anunciou que a variante será uma “espécie circular”, com uma alternativa à EN 115, em direção à Bemposta e ao Freixial, e outra alternativa à EN 116, com destino a Vila de Rei. “Mas a construção dos dois ramos rodoviários da variante terá sempre de ser feita em duas fases”, avisou.

Após a apresentação técnica do estudo preliminar, a população presente na sessão foi chamada a intervir, considerando a obra imprescindível e optando pela alternativa à EN 115 como aquela que deverá ser realizada primeiro.

O presidente da Autarquia informou que a Câmara Municipal irá avançar com os estudos complementares para depois elaborar o projeto. O investimento municipal será de mais de 4 milhões de euros. A obra deverá ter início em 2025.

A sessão contou com a presença do vereador Nelson Batista e do presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos.